Há uma nova maneira de fazer negócios ganhando corpo e se disseminando ao redor do mundo. Como toda novidade que permeia o contexto dos negócios, cria alvoroço e desperta a curiosidade e o interesse das pessoas comuns, dos profissionais e dos empreendedores. Economia compartilhada ou mesh, termo como foi batizado pela autora do livro mais celebrado até então sobre o tema – o nome já sugere – baseia-se no usufruto compartilhado de bens e serviços e já tem muita gente colhendo benefícios dessa nova filosofia de negócios.
Vivemos no limite da nossa própria evolução. Como continuar crescendo frente ao esgotamento anunciado dos recursos naturais? Como atender à demanda crescente por serviços e produtos, reduzir o impacto para a saúde do planeta e continuar gerando riquezas? Como resolver esse novo paradigma do empreendedorismo? São esses os dilemas contemporâneos que o conceito mesh se propõe a responder. Milhares de empresas de diversos setores de atividades como transporte, alimentação, moda, turismo, finanças, entretenimento, entre outras, incorporaram o estilo mesh e estão fazendo negócios ao redor do mundo.
No Brasil, a autora do livro Mesh, Lisa Gansky, criou uma versão em português do seu site para divulgar o conceito e congregar empresas que compartilham dessa filosofia. O site hospeda um vídeo com a apresentação de algumas empresas brazucas que comungam do mesh. O co-working - elemento bastante presente no contexto das empresas mesh, se destaca como novo modelo de trabalho no qual as pessoas dividem o espaço de trabalho, ativam e promovem mais networking e colaboram entre si.
Em ambas as versões, português e inglês, os sites da Gansky apresentam um diretório público de empresas e um formulário para cadastro de novas empresas. No site brasileiro do projeto, assista ao vídeo de apresentação, conheça um pouco mais sobre o tema e descubra se você se identifica com esse novo modelo de negócios baseado no compartilhamento: http://brasil.meshing.it/
Nenhum comentário:
Postar um comentário