Cresce o número de empresas de olho nos conteúdos que circulam na web - em especial nos blogs, fóruns comunidades virtuais e sites de relacionamento - para sondar como anda a reputação de suas marcas. Companhias como O Boticário delegam essa tarefa para empresas especializadas em monitoração do boca-a-boca na Internet. Esse movimento reforça a necessidade das empresas acompanharem as tendências do mundo virtual, bem como de redimensionarem as suas práticas de comunicação.
O serviço funciona como uma espécie de "Ouvidoria Ativa", pois não é a queixa que chega até a empresa, o sentido é contrário. Empresas como a "E.life" são pagas para garimpar tudo o que é dito sobre determinada marca no universo virtual. As informações são monitoradas e classificadas. As críticas negativas são identificadas e tratadas com grau de prioridade. A partir daí, defini-se a ação de feedback mais adequada para cada situação. Esse retorno ao consumidor, normalmente é feito por e-mail.
Agora, já possuo uma argumentação mais convincente para responder a quem costuma colocar em dúvida a finalidade de participar de comunidades virtuais ou mesmo de publicar um blog. Cada um com o seu propósito. Finalmente, encontrei o meu. A palavra de consumidor alcança novas dimensões, amplificada pela força, alcance e projeção que a Internet oferece.
Apresentação
Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
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