Tá na hora de filtrar a sobrecarga gerada por continuadas atualizações dos sites de redes sociais.
Na última semana de setembro deste ano o Google+ liberou franco acesso
para o público e com isso cresceu 30% em apenas dois dias. O Facebook, fazendo
jus ao princípio de ser eternamente beta, descarregou uma série de atualizações
nos últimos meses. As mais recentes ainda sequer foram absorvidas, mas a equipe
de Zuckerberg já emplaca mais uma grande novidade: uma plástica profunda no
perfil dos usuários. Bombardeados por tantas novidades, os usuários se esforçam
para se manterem atualizados. É como aprender a andar de bicicleta e depois de
suspender as rodinhas o instrutor dizer que a moda agora é andar de patinete!#?
Será que isso não está gerando desgaste ou desinteresse?
Enquanto algumas empresas ainda discutem sobre prós e contras de aderir
às redes sociais, há rumores de que o público já está se cansando dessa
história. Mas a verdade é que, depois de todo o frenesi inicial, os usuários
começam a ponderar e a buscar entender a real finalidade dessas novas
ferramentas. Vencido o primeiro degrau de adaptação, adentramos agora a fase de
seleção, onde naturalmente irão prevalecer os sites de redes sociais que proporcionam
algum valor. Em suma, ficarão apenas aqueles que sobreviverem à peneira imposta por usuários
supostamente mais seletivos.
O que deveremos observar daqui para frente será uma gradual reconfiguração
desse cenário, bem como dos seus atores. Essas inesgotáveis atualizações
representam o esforço permanente de players como o Facebook, Twitter, Google,
entre outros, na tentativa de antecipar-se às tendências observadas através do
comportamento dos seus públicos. Não obstante, algumas dessas mudanças poderão
soar também como imposição, respaldada pela posição de destaque que despontam no
atual contexto. Afinal, um pouco de arrogância não faz mal a ninguém.
Enquanto pensei na pauta e efetivamente sentei para redigir esse post, o
Google Plus lançou um novo recurso que permite agora compartilhar círculos com outras pessoas, ao tempo em que o garoto prodígio do Facebook anunciou pelo menos mais
duas modificações relevantes. E não param por ai. Evidentemente após a promessa
de modificações tão profundas no perfil podemos esperar novidades também para
as Fanpages. E pelo jeito, essas novidades não representarão apenas uma
reformulação estética das páginas; deverão ser mais conceituais, como a já
mencionada mudança que pretende diminuir o peso sobre o uso do botão Like. Por hora é isso. E se você souber de mais alguma surpresa, velada ou anunciada, por
favor, compartilhe nos comentários abaixo e ajude a manter esse post permanentemente desatualizado.
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