Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Social Media Overload


Tá na hora de filtrar a sobrecarga gerada por continuadas atualizações dos sites de redes sociais.

Na última semana de setembro deste ano o Google+ liberou franco acesso para o público e com isso cresceu 30% em apenas dois dias. O Facebook, fazendo jus ao princípio de ser eternamente beta, descarregou uma série de atualizações nos últimos meses. As mais recentes ainda sequer foram absorvidas, mas a equipe de Zuckerberg já emplaca mais uma grande novidade: uma plástica profunda no perfil dos usuários. Bombardeados por tantas novidades, os usuários se esforçam para se manterem atualizados. É como aprender a andar de bicicleta e depois de suspender as rodinhas o instrutor dizer que a moda agora é andar de patinete!#? Será que isso não está gerando desgaste ou desinteresse?

Enquanto algumas empresas ainda discutem sobre prós e contras de aderir às redes sociais, há rumores de que o público já está se cansando dessa história. Mas a verdade é que, depois de todo o frenesi inicial, os usuários começam a ponderar e a buscar entender a real finalidade dessas novas ferramentas. Vencido o primeiro degrau de adaptação, adentramos agora a fase de seleção, onde naturalmente irão prevalecer os sites de redes sociais que proporcionam algum valor. Em suma, ficarão apenas aqueles que sobreviverem à peneira imposta por usuários supostamente mais seletivos.

O que deveremos observar daqui para frente será uma gradual reconfiguração desse cenário, bem como dos seus atores. Essas inesgotáveis atualizações representam o esforço permanente de players como o Facebook, Twitter, Google, entre outros, na tentativa de antecipar-se às tendências observadas através do comportamento dos seus públicos. Não obstante, algumas dessas mudanças poderão soar também como imposição, respaldada pela posição de destaque que despontam no atual contexto. Afinal, um pouco de arrogância não faz mal a ninguém.

Enquanto pensei na pauta e efetivamente sentei para redigir esse post, o Google Plus lançou um novo recurso que permite agora compartilhar círculos com outras pessoas, ao tempo em que o garoto prodígio do Facebook anunciou pelo menos mais duas modificações relevantes. E não param por ai. Evidentemente após a promessa de modificações tão profundas no perfil podemos esperar novidades também para as Fanpages. E pelo jeito, essas novidades não representarão apenas uma reformulação estética das páginas; deverão ser mais conceituais, como a já mencionada mudança que pretende diminuir o peso sobre o uso do botão Like. Por hora é isso. E se você souber de mais alguma surpresa, velada ou anunciada, por favor, compartilhe nos comentários abaixo e ajude a manter esse post permanentemente desatualizado. 

Share/Bookmark

Nenhum comentário: