Na internet, cada segundo é precioso.
O concorrido espaço online é para onde tudo e todos se convergem. Pessoas e negócios. Marcas. Empresas.
Idéias. Repleta também de oportunidades de entretenimento, a web exige
permanente dedicação de quem almeja alcançar destaque na disputa pela atenção
dos usuários. Nesse embate, sobressai-se aquele que consegue capturar maior
atenção, em termos de duração e de qualidade de envolvimento.
As pessoas estão dispondo, cada vez mais, parcelas maiores
do seu tempo mantendo-se conectadas. Sites de notícias, games, vídeos, redes
sociais, ofertas de e-commerce, são exemplos de atividades que concorrem em
popularidade na Internet. As novas ferramentas e tecnologias ubíquas também têm
contribuído de forma significativa para ampliar o tempo de conexão e o número
de acessos, especialmente através dos dispositivos móveis. O cenário gera uma
nova dimensão para o contexto de Marketing, descortinando novos desafios e oportunidades.
É claro que existe um preço para reter essa atenção. Essa é
a lógica que rege também o esforço de qualquer iniciativa de marketing
tradicional ou off-line. Antes de qualquer coisa, é preciso gerar consciência e
interesse por parte do público. Contudo, há uma grande diferença que deve ser
pontuada: a mídia tradicional possibilita apenas um envolvimento unidirecional.
A mídia social, por sua vez, permite uma ação em mão-dupla e a resposta do
público-alvo é esperada em qualidade de envolvimento.
O uso articulado de
táticas online eficazes faz o indivíduo galgar níveis dentro do espectro de envolvimento:
um indivíduo comum poderá se converter em consumidor, esse por sua vez, em
cliente e assim, no último estágio, em formador de opinião. É por isso que
angariar o interesse do público é fundamental, desbancando a concorrência e ganhando
o tempo que o usuário gastaria com atividades dispersas na web ou em conversas com outras marcas . Esse tempo é precioso e o objetivo do Social Media Marketing
é otimizá-lo de forma a ampliar a interface de contato e o tempo de exposição
da marca com o público-alvo em questão.
As redes sociais abocanham boa parte do tempo de dedicação
online dos usuários. E o garoto prodígio do Facebook é quem parece que melhor
compreendeu as necessidades e a forma como reter atenção do público nativo da
internet. Segundo dados recentes de pesquisa realizada pela Nielsen, usuários norte-americanos
de sites de mídia social gastam uma média de 5,4 horas/mês conectados. A mesma
pesquisa aponta também que o site do prodigioso Zuckerberg atrai 734,2 milhões
de visitantes por mês. No Brasil, pesquisa do TG.Net, do Instituto Ibope Media,
levanta que 79% dos usuários ativos no país estão nas redes sociais e gastam,
em média, 2h e 43min conectados.
Se essa postagem, de alguma forma, foi relevante o suficiente para reter a sua atenção até aqui, ficaria duplamente agradecido se disponibilizasse um pouco mais do seu valioso tempo para compartilhar as suas impressões abaixo nos comentários!
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2 comentários:
Muito bom o texto. Acredito que a atenção e interação é muito mais importante que a audiência.
Obrigado,Mutti! Colocou tempero na discussão. A audiência sugere a idéia de volume/alcance, o que também é interessante/importante. Mas como estamos abordando a questão do envolvimento, a qualidade dessas interações fala mais alto. Então, se tivermos uma audiência engajada, participativa,temos uma situação ideal! Abrs.
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