A permanente necessidade de renovação e a velocidade na qual
as mudanças se processam talvez sejam os ingredientes mais contundentes da
receita do sucesso das Mídias Sociais. Mas o fato é que mesmo com todo esse
dinamismo, o centro das atenções sempre pairou entre o Facebook e o Twitter. O
lançamento do Google Plus em Julho de 2011 deu a primeira grande sacudida nesse
cenário, desviando o foco para outras paisagens. Agora, parece que é a hora e a
vez do Pinterest roubar a cena!
Disponível desde março de 2010, a rede social do momento atingiu
no início de 2012 crescimento de 145%, com mais de 10 mil usuários registrados,
gerando 12 mil visitantes únicos por mês (confira esses e outros dados interessantes clicando aqui). De acordo com estudo da
Shareaholic, o site gera atualmente um volume maior de tráfego de
referencia do que o Google Plus, YouTube e Linkedin juntos. As mulheres marcam
presença massiva entre os usuários do Pinterest (87%), com faixa etária que varia
entre 25 e 54 anos.
Não há muita novidade na proposta do Pinterest – é uma rede
social que se propõe a disponibilizar as pessoas um ambiente propício para compartilharem
interesses em comum. Funciona como uma espécie de painel de cortiça virtual
(pinboad), onde as pessoas postam e compartilham imagens e idéias sobre praticamente
qualquer coisa, especialmente sobre moda, decoração e objetos com foco em
design. O forte apelo visual do site sugere o motivo pelo qual a rede
social ganhou expressiva popularidade no segmento de design.
Enquanto outras redes sociais como o Facebook fazem rodeios
em volta de si mesmo com turbilhões de atualizações – na sua grande maioria
execrada pelos usuários – o Pinterest surge como proposta simples, mas com
forte sentido de engajamento entre os seus usuários. Como ferramenta de marketing - resguardadas as diferenças de apropriação em relação às demais redes – a nova
plataforma de rede social tem se mostrado como opção relevante para divulgação
de conteúdo de marca e fonte geradora de tráfego para websites das empresas.
E você, já aderiu ao Pinterest? Deixe as suas impressões sobre essa nova rede social abaixo. Se ainda não aderiu, em breve distribuirei convites para interessados. Basta assinalar o interesse nos comentários.
2 comentários:
Oi Fernando, o Pinterest tem um apelo visual forte que pode ser muito interessante para as empresas explorarem de forma criativa! Eu já estou lá e gostei das possibilidades da rede. Também escrevi sobre o tema e tem alguns cases que você pode gostar. Passa lá!
Olá, Juliana! Sem dúvida o apelo visual do Pinterest é um grande diferencial, e é de fato uma ferramenta valiosa quando explorara de forma adequada aos negócios.
Obrigado! Abraços.
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