Profissionais de marketing devem conceber as suas estratégias de Mídia Social de forma a integrá-las às Mídias tradicionais, buscando algo imprescindível para qualquer ação em Redes Sociais; a ponte entre ações online e offline. Mas quais são as aplicações e as possibilidades? A depender da demanda apresentada, a estratégia pode apontar para o uso das Mídias Sociais como suporte de Mídia, como forma de potencializar e aprimorar o relacionamento com os públicos, como canal facilitador e mediador do SAC, entre tantas outras possibilidades.
Acima de tudo, as Redes Sociais permitem identificar riscos e oportunidades através do serviço de monitoramento permanente da marca e assim antecipar ações pertinentes a cada caso. Dessa forma, é possível saber o que as pessoas comentam no contexto online, sobre a empresa ou sobre assuntos relacionados ao seu universo de atuação. Essas menções são identificadas, categorizadas e depuradas. A partir daí, é necessário inteligência estratégica online no uso de tais informações – expertise que o profissional de Mídias Sociais necessita ter.
É fato que a relação do consumidor com o mercado está em plena transformação e isso é um processo que não tem fim. Hoje falamos do proconsumidor – conceito esse que estabelece o paradigma atual do processo de produção e difusão de conteúdos – um verdadeiro desafio e dilema para as mídias tradicionais. Os usuários de internet compartilham opiniões e experiências, se expõem, reclamam, organizam motins, consomem informações e produzem conteúdos. O comportamento desse novo consumidor é o epicentro de toda essa transformação em curso, e as Redes Sociais se apresentam como espaço fértil onde essas mutações ganham força e se colocam de forma mais nítida.
Diante desse contexto, fica clara a importância que as Mídias Sociais exercem para as empresas. Ainda assim, persiste por parte de algumas empresas, a preocupação de abrir o diálogo com o mercado através das Redes Sociais e gerar uma visibilidade indesejada de reclamações e críticas. Um erro de interpretação comum. O fato é que independentemente da vontade da empresa ou do seu ingresso nas Redes, as pessoas estão sempre buscando formas de comentar, criticar, elogiar ou difamar. As Redes atendem essa necessidade com total propriedade e com alcance impressionante.
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