Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por que o Pinterest é a Rede Social do Momento?


A permanente necessidade de renovação e a velocidade na qual as mudanças se processam talvez sejam os ingredientes mais contundentes da receita do sucesso das Mídias Sociais. Mas o fato é que mesmo com todo esse dinamismo, o centro das atenções sempre pairou entre o Facebook e o Twitter.   O lançamento do Google Plus em Julho de 2011 deu a primeira grande sacudida nesse cenário, desviando o foco para outras paisagens. Agora, parece que é a hora e a vez do Pinterest roubar a cena!

Disponível desde março de 2010, a rede social do momento atingiu no início de 2012 crescimento de 145%, com mais de 10 mil usuários registrados, gerando 12 mil visitantes únicos por mês (confira esses e outros dados interessantes clicando aqui). De acordo com estudo da Shareaholic, o site gera atualmente um volume maior de tráfego de referencia do que o Google Plus, YouTube e Linkedin juntos. As mulheres marcam presença massiva entre os usuários do Pinterest (87%), com faixa etária que varia entre 25 e 54 anos.

Não há muita novidade na proposta do Pinterest – é uma rede social que se propõe a disponibilizar as pessoas um ambiente propício para compartilharem interesses em comum. Funciona como uma espécie de painel de cortiça virtual (pinboad), onde as pessoas postam e compartilham imagens e idéias sobre praticamente qualquer coisa, especialmente sobre moda, decoração e objetos com foco em design. O forte apelo visual do site sugere o motivo pelo qual a rede social ganhou expressiva popularidade no segmento de design.

Enquanto outras redes sociais como o Facebook fazem rodeios em volta de si mesmo com turbilhões de atualizações – na sua grande maioria execrada pelos usuários – o Pinterest surge como proposta simples, mas com forte sentido de engajamento entre os seus usuários. Como ferramenta de marketing - resguardadas as diferenças de apropriação em relação às demais redes – a nova plataforma de rede social tem se mostrado como opção relevante para divulgação de conteúdo de marca e fonte geradora de tráfego para websites das empresas.

E você, já aderiu ao Pinterest? Deixe as suas impressões sobre essa nova rede social abaixo. Se ainda não aderiu, em breve distribuirei convites para interessados. Basta assinalar o interesse nos comentários.


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2 comentários:

Juliana Frota disse...

Oi Fernando, o Pinterest tem um apelo visual forte que pode ser muito interessante para as empresas explorarem de forma criativa! Eu já estou lá e gostei das possibilidades da rede. Também escrevi sobre o tema e tem alguns cases que você pode gostar. Passa lá!

Fernando Rêgo disse...

Olá, Juliana! Sem dúvida o apelo visual do Pinterest é um grande diferencial, e é de fato uma ferramenta valiosa quando explorara de forma adequada aos negócios.

Obrigado! Abraços.