Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Quem é você na web?



















No início, quando a Internet começou a ganhar popularidade, as pessoas criavam subterfúgios para manter o anonimato na rede. Nas salas de bate-papo congestionadas personagens ganhavam forma sob o manto de nicknames esdrúxulos e pouco criativos. Assim era mantida a espessa cortina imaginária que separava o mundo concreto do teatro virtual. A trama dessa rede evoluiu para relações de troca mais sofisticadas e aos poucos a web tornou-se um espaço de afirmação do indivíduo e de grupos.

A figura mais caricata e incongruente do teatro virtual moderno é o hacker. Ele quer reconhecimento, mas procura fazer de tudo para manter-se anônimo. É o dilema de personalidade que fundamentava as interações entre indivíduos on-line. Hoje, vivenciamos uma nova situação, onde o ciberespaço torna-se cada vez mais interface entre o mundo virtual e o analógico. As duas realidades vão se fundindo, se amalgando e construindo um novo diálogo, sob novos códigos, buscando a legitimação da web como ambiente possivel para trocas verdadeiras e confiáveis.

As redes sociais, os blogs e tantas outras formas de expressão na Internet de indivíduos ou grupos de interesse comum são veículos de socialização em plena expansão. São apropriações do espaço virtual. O conceito “imperativo da visibilidade”, cunhado pelo autor Sibilia, traduz a idéia que norteia a conduta da sociedade em rede: é preciso ser visto para existir na dimensão do ciberespaço. Não é a toa que muitas empresas já monitoram essas fontes como manancial de informação para identificar a repercussão de suas marcas, definir novas estratégias e antecipar tendências de consumo. A Internet tornou-se não somente um canal fidedigno para experiências de relacionamento, como também uma plataforma para novas práticas de consumo.
Share/Bookmark

Nenhum comentário: