Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Clips e Likes: as boas idéias são simples


Toda invenção revolucionária carrega consigo uma característica em comum: propósito. Simplórias ou não na forma como concretizam a idéia inicial, elas cumprem à risca o papel predestinado pelo seu criador. Clips foram feitos para organizar papéis. Facebook Likes foram feitos para conectar pessoas. Invenções bem sucedidas empregam tecnologia disponível com competência para disponibilizar algo novo e amplamente aceito. São geniais por cumprir de forma simples o seu propósito.

O conceito a seguir me parece bem apropriado e atual nesse contexto. Tecnologia é o conjunto de conhecimentos de que uma sociedade dispõe sobre ciências e artes industriais, incluindo os fenômenos sociais e físicos, e a aplicação destes princípios à produção de bens e serviços (Goldemberg, 1978, p. 157).

Destaco duas palavras-chaves nesse conceito: conhecimento e aplicação. Utilizar-se do conhecimento disponível para transformar a realidade e fazer o ciclo evolutivo mover-se. Novas idéias surgem para nos elevar um passo à frente na linha da evolução, na prática profissional, no trato pessoal, nas tarefas rotineiras, na qualidade de vida, na forma como nos expressamos, como seres humanos.

O Facebook não foi o primeiro site a explorar o conceito de redes sociais na Internet. Mas possivelmente aquele que se apropriou do conceito de forma mais assertiva até então. Mérito ao obstinado Mark Zuckerberg, que carrega consigo a glória e a sina como conseqüências naturais do fato de ter criado a maior rede social mundial.  Diferente da história de heróis que criam mitos como Bill Gates e Steve Jobs, a trajetória do pai do Facebook recriada no filme a Rede Social, mostra um personagem de atitudes questionáveis, um herói ao avesso.

Julgamentos à parte, o Facebook continua crescendo. Praticamente dobra o número de usuários a cada ano. Atualmente são mais de 500 milhões. No Brasil, o crescimento no último ano quadruplicou. É um fenômeno cultural que não respeita fronteiras. Mas toda boa invenção precisa se reciclar. E esse é outro conceito bem empossado por Zuckerberg, pelo menos a respeito do produto que criou. Ele não sustenta o sucesso do site apenas pelo efeito de rede. Sua crença é de que as pessoas vão sempre optar pelo melhor produto. E se depender da determinação de Mark Zuckerberg, o mundo inteiro vai escolher o Facebook.

Share/Bookmark

Nenhum comentário: