Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

De Futebol e Mídias Sociais Todo Mundo Entende um Pouco

A essa altura do campeonato, ficaria difícil até mesmo para o mais cético dos críticos negar o poder de sedução que as Mídias Sociais exercem sobre o brasileiro. Sim, elas tornaram-se paixão nacional, e essa é uma primeira semelhança com o Futebol. A segunda vem de um ditado popular. Parafraseando-o, “De futebol e mídias sociais, todo mundo entende um pouco”. Enquanto difundida amplamente para uso pessoal, as inadequações fazem parte do próprio processo de descoberta de uma nova forma de se expressar. Agora, com o uso cada vez mais aplicado ao ambiente corporativo, um pouco mais de parcimônia não faria mal.

Enquanto muitas empresas ainda enxergam o fenômeno das mídias sociais com freqüente desconfiança, outras vestiram a camisa de vez. O mercado brasileiro está cheio de cases, no entanto, a apropriação das mídias sociais, em alguns casos, revela proeminente amadorismo. A busca desenfreada pelo ingresso nesses sites sobrepõe-se ao imprescindível exercício de identificar seu propósito no contexto do negócio ao qual se destina. Assim como nas quatro linhas, é preciso construir estratégias, saber como outros times jogam, desenvolver um estilo próprio de jogo.

É preciso ter uma finalidade; não se escala uma mídia sem saber qual objetivo pretende-se alcançar. É importante saber como; não partimos para campo desconhecendo as regras, não sabendo como explorar ao máximo as possibilidades numa partida. É fundamental entender sobre o comportamento de um importante jogador: o público-alvo, e em especial, das suas nuances no universo online.

As empresas precisam assumir uma presença online mais planejada e condizente com as suas estratégias de negócios. A medida de comparação entre Futebol e Mídias Sociais se encerra no atual estado de evolução dos seus respectivos mercados. O Futebol se profissionalizou, as Mídias Sociais estão apenas iniciando uma longa e promissora trajetória. Em 2011, mais empresas irão aderir  aos sites de Mídias Sociais. Segundo matéria publicada no O Globo, o Brasil está entre os países que mais adotaram aplicativos de rede social da Internet – como Facebook e Twitter.

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