Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os 4S´s das Redes Sociais - Cenários em 2011

O ano de 2010 foi decisivo para abrir caminho e quebrar paradigmas conceituais das Redes Sociais no universo dos negócios. O ano fechou com 65% de adesão das empresas às Redes. Mas o fato é que ainda há muito a ser comprovado. Aos profissionais da área caberá o desafio de explorar todo o potencial das Redes e converter teoria e prática em resultados concretos.  A seguir, os 4S´s que traduzem um cenário factível para esse ano:

Seleção: ficam os melhores. Acolhidos por esse cenário positivo, sites de redes sociais se multiplicam respaldados também pela demanda do proconsumidor, que consome e produz conteúdos desvirtuando princípios do marketing tradicional.  Num processo não tão célere como no qual foram criados, esses sites sofrerão aos poucos os efeitos de uma seleção natural.  Qual deles estará de fato preparado para enfrentar a concorrência do Facebook ou Twitter, por exemplo?

Segmentação: as redes verticalizadas. O aquecimento desse mercado e a ampla oferta de serviços voltados para atender a essa demanda em plena ebulição se converte em oportunidade para as redes de nicho.   Olha ai o badalado conceito de Cauda Longa cunhado por Chris Anderson! A idéia de que existe demanda praticamente infinita para produtos de nicho.

Sustentação: afirmação estratégica das redes sociais nos negócios. As redes estarão cada vez mais presentes e decisivas nas estratégias de marketing das empresas. O mercado se profissionaliza e demanda profissionais mais capacitados, a medida que as empresas percebem o valor estratégico de criar e fortalecer uma presença online.

Sentido: resultado, ROI. Estabelecer objetivos e métricas para tornar os resultados mais críveis e concretos.  O glamour, o romantismo e a experimentação cedem lugar ao pragmatismo corporativo. O investimento em redes sociais deve gerar retorno, evidentemente. Isso será decisivo para o ingresso definitivo das empresas no contexto das redes.

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