Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Assinatura Abril: Falsas Promessas e Descaso ao Consumidor

Talvez você já tenha sido abordado pelas promoções de assinatura das Revistas Abril. Aqui em casa, nós assinamos 03 produtos do grupo: Você S/A , Viagem e - a mais recente e motivo desse post – a revista Info. Pois bem, cuidado com as falsas promessas embutidas no pacote promocional! No discurso da campanha, encabeçada pela frase: “você vai ganhar um desses presentes”, as opções de brinde são: Mala holiday, Mala due ou Relógio Chronos. Minha esposa quis me presentear com a assinatura da revista Info. Motivada pelas condições da promoção, aderiu à assinatura. Hoje, estamos completando dez desgastantes meses de ligações feitas para a central de atendimento do grupo, procurando saber porque ainda não recebemos o brinde prometido no prazo de 35 dias após a adesão. Em meio a todo esse caos, ainda recebemos uma ligação da área de assinaturas nos oferecendo outros produtos. Dá para acreditar em tamanha desorganização? Não é a falta de uma mochila de nylon ou de um relógio de couro sintético que nos deixa indignados. O que não podemos admitir é a falta de respeito, falta de ética, falta de compostura e falta de compromisso com a verdade por parte do Grupo Abril. Remando contra a maré de toda a filosofia e prática de comunicação que empresas modernas vêm adotando para lidar com situações críticas, o Grupo nem mesmo possui uma Ouvidoria para tratar ao menos com profissionalismo os deslizes que acomete com os clientes. Enquanto isso, vão se proliferando no Orkut, comunidades de consumidores insatisfeitos com a empresa por motivos distintos. Continuo lendo os conteúdos das revistas que são bons e já paguei por eles, mas jamais farei qualquer outra assinatura Abril.


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3 comentários:

Patricia disse...

Passei exatamente pelo mesmo problema com tão empressa. Vergonhoso, principalmente tratando-se de clientes simplesmente ávidos por informação, cultura, aprendizado.
Sábia decisão que tomei e que compartilho com você: de agora em diante, compro as mesmas revistas todo o mês com o jornaleiro do meu bairro, que já as reserva para mim, e que se dedica ao atendimento simpático, educado e respeitoso. Ganho eu, ganha ele!
Ah, aproveito para ressaltar que também encontrei comunidades no Orkut que relatam casos como os nossos com a Editora Abril (ou seria 1º de Abril?! rsrsrsrsrsrs) e com comentários anônimos estarrecedores e vulgares de pessoas que se dizem funcionários da Editora e que, coincidência ou não, descrevem exatamente o atendimento desrespeitoso e agressivo que recebi de um dos funionários.

DALTRO disse...

A propaganda enganosa é um dos itens do Direito do Consumidor que mais chama atenção, a falta de clareza nas informações sobre o produto. A Editora Abril e principalmente a Telemar e outras ainda não acordaram que o mundo mudou e que otário é aquele que quer ser otário. E que a era do produto acabou. parabenizo pelo Blog e irei divulgar, pois tudo que afeta o consumidor é de suma importância a sua divulgação. Parabéns pelo Blogg e irei divulgá-lo com todo prazer.

Prof. Daltro Gonçalves Viana

PS. Me envie artigos sobre Propaganda e Publicidade

Anônimo disse...

O atendimento da Abril é péssimo. Assinei a coleção Disney para minha filha, além de debitar na minha conta não entregam os exemplares. Abril NUNCA MAIS, NÃO ASSINEM PRODUTOS DA ABRIL!