Apresentação

Faz tempo em que a base para se estabelecer relações comerciais reduzia-se à troca de mercadorias essenciais: um peixe por um punhado de sal. Hoje, a experiência comercial ampara-se em trocas muito mais complexas, com papéis e procedimentos rigorosamente definidos. Enquanto o mercado evolui, algumas empresas insistem em permanecerem na época do escambo. Estabelecer troca de informação e conhecimento entre consumidores e o mercado é a finalidade desse blog. A Comunicação e a Palavra - munidas da força e alcance da Internet - como elemento de transformação e positivação das práticas comerciais.


quarta-feira, 31 de outubro de 2007

No dia 23 de novembro, diga não às compras!


Dia das bruxas, São João e Carnaval; as datas comemorativas são cheias de símbolos e rituais. Vai chegando o final do ano e o ritual se repete, preparamos a festa e escolhemos a fantasia apropriada. Dessa vez, é a fantasia de consumidor que vestimos para festejar o Natal. Paramentados, partimos com apetite voraz para as compras. É se apropriando desse clima de euforia, típico dessa época do ano, que o movimento “Dia Sem Compras” deseja pregar justamente o contrário: despertar nas pessoas a prática do consumo mais ponderado e consciente.

A proposta bem humorada do “Buy Nothing Day” (BND), iniciativa da Fundação canadense Adbusters Media, está na sua 14ª edição e já se faz presente em vários países. Apesar da roupagem descontraída, o conteúdo da mensagem é sério, critica o desperdício e o consumo banalizado que provoca em última instância o esgotamento dos recursos naturais. Além disso, o BND avança sobre a discussão dos problemas de ordem psicológica, já que o consumismo pode ser expressão de uma insatisfação contida do indivíduo que dá vazão a esse sentimento comprando desenfreadamente.

Mesmo diante de tanto apelo comercial e das facilidades para comprar, temos ao nosso alcance a opção pelo consumo racional e responsável. Essa é a principal mensagem que o “Dia Sem Compras” deseja difundir em sua ação simbólica que acontece no dia 23 de novembro. E você, já começou a fazer a sua lista de presentes desse Natal? Qualquer que seja a sua opção, democraticamente ela é válida, mas os ativistas do movimento acham que podemos e devemos consumir menos. Conheça mais sobre o Dia Sem Compras acessando o website oficial do movimento:http://www.adbusters.org/metas/eco/bnd/
Share/Bookmark

Nenhum comentário: